domingo, 24 de agosto de 2008

balanço da 1ª semana

Ok, então já faz uma semana que estou aqui.

Na quinta-feira o dia foi meio estressante. Houveram alguns desentendimentos (não, não briguei, na verdade pediram pra entregar um trabalho no dia, e as 21h eles me mandaram pra casa sem terminar) e eu tive vontade de voltar pra marginal pinheiros, mas logo isso passou.
Tinha umas cachaças no trabalho e abriram pra relaxar. Na agência tem umas geladeirinhas com vinho e cerveja que podem ser consumidos pro fim do dia. Não mãe, não tomo todos os dias.
A noite fomos os 3 brasileiros dar uma volta na cidade, e nessas acabamos na beira de um canal comendo salgadinho e tomando umas bebidinhas. Eu peguei uma lata de uma tal de "amsterdam maximator" em homenagem ao max. Ficamos até tarde lá, sem medo de ser assaltado.
Na sexta encontrei com um menino que estudou comigo dos 12 aos 15 anos. A gente foi comer umas batatas fritas - super tipico daqui, e comemos na frente do nosso antigo colegio. Foi bizarro. Descobri que ele tinha se tornado um pequeno delinquente/ator/rapper/mc e foi expulso da escola depois que eu fui pro Brasil. As historias dele me deram um pouco de medo, mas agora ele está mais calminho. Ele disse que não fuma mais maconha, porque ele já fumou o suficiente dos 12 aos 18 anos, todos os dias. Na escola.
Mas não é um garoto típico não. Pelo que eu percebi o pessoal aqui é bem 'nerd'. A loucura só afeta os turistas, o povo local não liga muito.
Os locais têm uns habitos diferentes... eles são 'mó farofeiro', tá depois falo mais. No sábado, eu fui fazer compras no centro. Tive que comprar umas roupas para usar aqui e tirar foto para minha identidade de imigrante. Vi uns oculos na rua, shutter shades, estão super na moda aqui, claro que a galera usa o fake de 10 euros. Mas os originais são do alain mikli. Não sei como se encherga atraves deles.
Dica: meninas, se forem se mudar pra europa, levem muitas calcinhas. Aqui eles só vendem umas gigantes (dá pra fazer uma bandeira com a quantidade de tecido) ou fio dental. As holandesas, apesas de pedalarem muito, não têm um derriére muito favorecido - flat. Imagina aquilo numa calçola ou num fio dental. Eu vi umas cores que doiam no olho. Os soutiens então...gigantescos. As meninas daqui são grandes.
18h, hora de fechar as lojas. Uma loja de departamento fechava as 19h, então comi um lanchinho rápido. Suco de laranja com melão e hortelã está na moda aqui.
Na volta, obvio que me perdi. Demorei uma hora pra chegar em casa. Nessa, eu passei por todas as ruas de Amsterdam, inclusive o Vondelpark, e vi uns 3 ou 4 grupos de pessoas no meio da rua fazendo uma farofada, todo mundo de roupa normal à chic.
Jantamos na casa do max, compramos um chicken tikka massala no indiano e assistimos a tropa de elite. No fim do filme, eu estava feliz por estar aqui, hehe.
O Alê foi pro Brasil hj de manhã, então estou sozinha aqui no apê.
Fiz um almoço aqui com uns legumes pré lavados e cortados e molho pronto a parte. Nota: não usar esses molhos nunca mais, teriyaki o $%^7*!
Mais tarde fui pra casa do Max lavar minhas roupas. Como eu estava com fome, fui dar um passeio no bairro, parece que tinha um mac por perto. Aí descobri que estava tendo um evento gastronômico na rua, com os restaurantes de lá. Cada estabelecimento tinha uma barraquinha, vc comprava coupons num caixa, que nem festa junina, e trocava pelas comidas indonesianas, francesas, bagels, costelinhas de cordeiro, cérebro. Eu não podia comer muito, pois o Max faria uma lasanha mais tarde, very nice, com cogumelos. Voltei depois de comer um arrozinho com franguinho indonesiano, estomago forradinho. Assistimos a MTV daqui a valer. Eu vi um anuncio de uma balada chamada "club watt", é ecologicamente correta, vai abrir dia 4 setembro em rotterdam, mal posso esperar pra dar uma visitada. Demorei um tempão pra chegar em casa de novo. Pedalando desse jeito, vou virar um palito.
Descobri hj de manhã, olhando na internet, vários festivais e shows legais que vão acontecer por aqui, isso me animou very. Já sei o que vou fazer com meu proximo salário, hehe.

A saudade tá batendo forte esses dias, mas um rolê de bike pela cidade já da uma acalmada.

Então, ainda não saquei direito qual é a daqui, não voltei pra casa sem me perder nenhuma vez - mesmo com mapa, não entendo muita coisa, mas mesmo assim é demais! É muito bom não ter medo de criminosos na rua e não ver mendigos.

vide fotos:
relaxando na beira do canal


os meninos


yo


o amsterdam maximator governator


barquinho no canal


preparando pra tomar banho, uhu


a agência


a mesa do alê


normal, sussa


almoço de sexta a moda brasileira (sem sandwich) com pizza


Spinoza Lyceum


no subsolo onde a gente comia - tinha uma janela, eu nao invadi


DAM - achou a minha bicicleta?


Whatthe


Singel gracht - feira de flores


calcinhas gigantes multicoloridas neon


e eles falam do meu nome...saiu tremido porque tinha umas marroquinas do lado, não queria que elas achassem que eu estava tirando foto delas.


loja de tenis supercoloridos


tenis desenhados


calçado gigante


lanchinho da tarde


onde a gente senta pra comer no Bijenkorf


chicken tikka massala com pappadums e naan


o que será que servem aqui?




o evento gastronomico


cérebro, sim


bandinha tocando musica etnica e reggae

7 comentários:

  1. oi Niv, que legal que vc está aproveitando pra rever os lugares que estivemos qdo moravamos aí. Isso me dá um pouco de saudades.
    Mas Ni beba com moderação tá.
    beijão, com saudades, da mamãe.

    ResponderExcluir
  2. je lijkt al dunner!

    ze serveren zeker hersen en friekandel bij de hannibal ha-ha

    toedels

    ResponderExcluir
  3. hahahaa
    beba com moderação! putz Ni hahaha
    ai cara sem comentários p/ tudo isso...ñ consigo nem falar nada...só to mto feliz por vc!
    tá, uma coisa eu consigo dizer: que calcinhas HORRÍVEISSS!!! jesus! haha

    bjoo Nii

    ResponderExcluir
  4. Mas Ni beba com moderação tá.

    (:


    HAUhaaoHAOhauow



    aaaaaaaai que invejinha boa!
    e quer saber?
    sonhei de novo com vc... só que dessa vez eu que tava aí! divertidíssimo.... fui num café sozinha e todo mundo falava português... um luxo.. uaohUAOHUA

    beeeeijos

    ResponderExcluir
  5. Aow Niveaaa!!!

    Moh saudade d vc brow..
    fiquei feliz d saber q vc ta bem ai!!

    nao precisa tanta moderacao assim...
    hauahuahuahuahua
    bjooo

    ResponderExcluir
  6. Po japa, tinha que ter experimentado um cérebrozinho, não abandone o estilo...

    Fora os " legumes pré lavados e cortados e molho pronto a parte" seu rolê gastronômico já começou bem hein? Esse suco deve ser da hora.

    Tão massa as fotos. Sorte aí! bj

    ResponderExcluir
  7. hey nivea, gosteis das fotos
    Nosso primeiro escritorio era no Singel, tenho saudade..
    fica com Deus
    bjao

    ResponderExcluir